News

Para especialista, cabe ao setor filantrópico construir narrativas que resgatem a centralidade da sociedade civil na consolidação da democracia

17 May 2021

Languages available:   English Português

Esta entrevista apareceu originalmente no site da GIFE.

 

Graciela Hopstein, Executive Coordinator of the Brazilian Philanthropy Network for Social Justice

Em um momento de mudanças intensas no cenário brasileiro e global, movimentos de estigmatização e hostilidade em face do papel e atuação desses atores na cena pública combinam-se com a demonstração renovada de sua vitalidade e centralidade para a promoção da ação coletiva em momentos-chave como o da pandemia e para a produção de respostas a novos desafios em frentes tão diversas quanto a equidade racial, os direitos das mulheres, as mudanças climáticas, a criação de novas oportunidades econômicas, a mobilização comunitária, a inovação política, e assim por diante.

A reflexão permeou um painel realizado pelo GIFE no contexto do Trilho de seu 11º Congresso, que buscou explorar as formas possíveis para a potencialização da interação entre a filantropia e o investimento social e esses processos.

De que modo esses atores podem se conectar e estabelecer novas estratégias de apoio e parceria? Como novos perfis, agendas e dinâmicas de ação que surgem a todo momento podem inspirar novos modelos para a atuação do investimento social? Que desafios e oportunidades estão no horizonte dessa interação?

Para debater essas e outras questões, o redeGIFE entrevistou Graciela Hopstein, coordenadora executiva da Rede de Filantropia para a Justiça Social. Organizadora do livro Filantropia de Justiça Social, Sociedade Civil e Movimentos Sociais no Brasil (2018), a especialista chama atenção para a oportunidade de enfrentar alguns dos problemas ambientais e sociais que, até pouco tempo, pareciam impossíveis de combater. Confira a entrevista a seguir.

 

redeGIFE: Como você avalia o papel dos movimentos e organizações sociais e de seus atores para a promoção da ação coletiva em momentos-chave como o da pandemia e para a produção de respostas a desafios sociais, econômicos e ambientais?

Graciela: Os movimentos sociais vêm ocupando um lugar de destaque na cena política, tanto no Brasil, quanto no âmbito internacional e, embora esse protagonismo tenha ficado evidente na pandemia, essa é uma tendência mais antiga que vem se aprofundando no contexto da crise do capitalismo e da democracia representativa. Eles começaram a ganhar notoriedade no limiar do século XXI como atores-chave nas lutas e processos de transformação ancorados na construção de agendas diversificadas voltadas ao reconhecimento e à conquista de direitos e à afirmação de identidades múltiplas e diferenciadas e a novas formas de vida.

Trata-se de um conjunto diversificado de atores – coletivos, grupos, organizações da sociedade civil – capazes de construir agendas, criar narrativas, linguagens e formas de produção e organização baseadas na autogestão. É por essa razão que podemos entender o papel de destaque que os movimentos e coletivos sociais tiveram no enfrentamento à pandemia. De fato, eles encontraram formas autônomas de dar respostas inovadoras à crise, articulando atores, iniciativas e recursos e buscando soluções para atender às necessidades e demandas, que envolveram desde a distribuição de cestas básicas até a condução de campanhas de informação e ajuda humanitária, que, certamente, implicou também a instalação de estratégias inovadoras de luta e resistência.

Entender a atuação dos movimentos implica um processo analítico de desconstrução porque, de fato, eles não buscam a institucionalização, mas sim o questionamento do poder instituído – colonial, patriarcal, branco, heterossexual –, a conquista de direitos e o reconhecimento de identidades múltiplas. São lutas biopolíticas porque são, ao mesmo tempo, econômicas, políticas e culturais, valendo para decidir sobre as diversas formas de vida, e porque têm a capacidade de questionar de maneira profunda o sistema político e social vigente a partir da construção de agendas integradas, inovadoras, interseccionais e de processos estruturais de transformação.

 

redeGIFE: Como você vê os riscos e ameaças no que se refere ao espaço de atuação desses atores e as experiências concretas de intolerância e intimidação à pluralidade da sociedade civil?

Graciela: Os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil no Brasil vêm enfrentando diversas ameaças, produto de um processo de criminalização do setor que envolve tanto ataques reputacionais e digitais – especificamente daqueles que atuam na área de direitos humanos junto às minorias políticas – como também, e de forma concomitante, um vácuo no financiamento – pela escassez de recursos financeiros doados para esses grupos -, colocando em risco sua sustentabilidade.

O relacionamento das organizações e movimentos sociais com o poder público também vem sendo afetado de forma visível, não apenas pela falta de diálogo para a construção de agendas, mas principalmente pelo encolhimento e fechamento dos espaços de participação cívica, o que vem limitando de forma visível ações de incidência e advocacy. De forma geral, observamos também que as narrativas conservadoras instaladas – tais como “ideologia de gênero” e “escola sem partido – e as perseguições às minorias políticas e populações vulneráveis e às iniciativas voltadas à defesa do meio ambiente não apenas colocam sob ameaça o trabalho dos movimentos, como também impactam negativamente o processo de construção de agendas políticas voltadas ao reconhecimento e à conquista de direitos.

Talvez, no contexto da pandemia, possa se abrir uma janela de oportunidade que permita reconhecer no âmbito da esfera pública a enorme contribuição que as organizações de base comunitária e os movimentos vêm realizando no enfrentamento aos impactos devastadores da Covid-19. Cabe a nós, atores do setor filantrópico e da sociedade civil, começar a construir narrativas – ou contra narrativas – e a reconstruir conceitos e sentidos, resgatando a centralidade da sociedade civil e do setor cidadão na consolidação da democracia.

 

redeGIFE: É possível traçar um panorama para este ano no que se refere aos principais desafios e também às oportunidades para o êxito e a ampliação da atuação dos movimentos e organizações em agendas como equidade racial e de gênero, mudanças climáticas e desmatamento, recuperação e nova economia, inovação política e desigualdades?

Graciela: Analisando a atuação desses atores políticos, é possível reconhecer elementos velhos e novos: reivindicações históricas se misturam com novas denúncias, demandas, agendas, formas de organização e estratégias de luta. Ocupação nas ruas e nas redes. Movimentos que disputam visibilidade, autonomia e liberdade no consumo, na política, no reconhecimento de identidades diversificadas, na circulação e acesso a espaços públicos, sobre seus corpos e suas vidas. Lutam contra o feminicídio, contra o assédio sexual e o racismo; pelo fim da sociedade patriarcal e do colonialismo; contra as mudanças climáticas e a favor de um outro modelo de desenvolvimento; pelos direitos dos migrantes, mulheres e jovens e população LGBTIQ+; e pela defesa dos povos originários.

Talvez possamos identificar um novo ciclo de lutas no contexto da pandemia onde os movimentos sociais e as dinâmicas de organização comunitária foram e são mais importantes do que nunca. Em lugares onde os sistemas social e de saúde desmoronam e as desigualdades e injustiças estruturais ficaram ainda mais visíveis, as dinâmicas de ajuda mútua e colaboração que vêm sendo construídas pelos movimentos e atores locais precisam ser potencializadas e é aqui que a filantropia comunitária entra na cena e ocupa um lugar fundamental para apoiar com recursos as iniciativas já existentes nos diversos territórios (urbanos e rurais) de atuação. A filantropia comunitária não apenas contribui com novas abordagens e olhares, mas atua no sentido de potencializar, por meio de doações estratégicas, a promoção de formas de organização coletivas e autônomas, reconhecendo o poder de voz dos movimentos locais e seu papel relevante na escolha de rumos, na busca de soluções e na condução de processos de transformação.

 

redeGIFE: Que formatos e tendências podem ser vislumbrados na interação da filantropia e do investimento social com esses processos na direção de estabelecer novas estratégias de apoio e parceria?

Graciela: Existe uma janela de oportunidade para que fundações e proprietários de grandes fortunas sejam catalisadores que ajudem a construir um futuro capaz de aproveitar este momento para enfrentar alguns dos problemas ambientais e sociais que, até um tempo atrás, pareciam impossíveis de combater no nível sistêmico. Talvez a pandemia tenha sacudido o sistema geral para permitir que isso aconteça. Neste cenário, é importante que fundações, filantropos e doadores percebam que essa crise não passará apenas com um plano de vacinação e/ou com a distribuição de auxílios emergenciais dos governos. Embora seja possível reconhecer indícios positivos por parte de algumas organizações filantrópicas com relação às mudanças em suas agendas e práticas de doação e investimento – como a partir de doações significativas e da criação de linhas de apoio emergencial, por exemplo –, é fundamental fazer mudanças, incorporando estratégias estruturais de apoio de longo prazo.

Esse é um apelo ao setor filantrópico para que as organizações doadoras façam adaptações nas suas estratégias e nos seus portfólios, para que possam olhar para o campo social e para a sociedade civil reconhecendo as suas demandas e necessidades e façam uso do seu capital social para apoiar a variedade de ações civis e comunitárias que estão efetivamente acontecendo. Este também é o momento de conceder doações irrestritas aos parceiros de confiança, de forma a apoiá-los para que possam enfrentar a situação junto com suas comunidades da melhor forma possível. No contexto atual, é importante pensar em como apoiar ativistas e grupos comunitários, movimentos e pessoas que estão fazendo um trabalho importante em lugares em que os mais vulneráveis e marginalizados serão ainda mais atingidos.

Ouvir as demandas dos movimentos para pensar como é possível apoiar os esforços que eles estão fazendo diante da pandemia é uma ação prioritária. Buscar formas de articulação entre parceiros diversos, especialmente com aqueles que têm um profundo conhecimento das redes e organizações existentes, como os fundos locais que integram a Rede de Filantropia para a Justiça Social, é também uma estratégia possível, não apenas porque eles têm a capacidade de fazer apoios para iniciativas da sociedade civil de forma ágil e assertiva, mas como forma de fortalecer a filantropia local e o seu ecossistema.

Certamente, fazer com que esses recursos cheguem rapidamente nas bases, nas comunidades, nos atores estratégicos que atuam no enfrentamento à Covid 19 será de grande potência transformadora.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments