LATEST RESOURCES & PUBLICATIONS

“Irmã, irmão, ou só alguém que se importa”: Como os Círculos de Doação celebram o poder de doar e resgatar o significado de ser alguém que doa

Generosidade, impacto, conexões sociais e diversão: os “Giving Circles” ou Círculos de Doação oferecem uma combinação vencedora e vêm desempenhando um papel cada vez mais importante no fortalecimento e crescimento do campo da filantropia comunitária em todo o mundo. O crescimento dos Círculos de Doação acontece no âmbito de uma transformação global em direção da valorização do poder e do potencial da generosidade cotidiana, facilitada por novas tecnologias (em plataformas online como a GlobalGiving e a GoFundMe, entre outras). Essa generosidade pode ser compreendida como uma forma de participação cívica e organização coletiva, a exemplo de movimentos como o Giving Tuesday e o The Funding Network.

Este estudo explora como uma ideia simples, que envolve aproximar pessoas com o único propósito de doar – e doar em conjunto – foi moldada e adaptada em diferentes países e culturas. O presente documento foi elaborado a partir de uma série de conversas com organizadores e praticantes de Círculos de Doação, com atores envolvidos na rede global da GFCF e outros, incluindo perspectivas do Brasil, Bélgica, Hungria, Palestina, Rússia, Romênia, África do Sul, Estados Unidos e Vietnã. Alguns desses Círculos de Doação surgiram organicamente, enquanto outros se beneficiaram de orientação e apoio externos.

Apesar da diversidade de contextos, de comunidades, das estratégias e propósitos específicos por trás dessas iniciativas, o estudo mostra como, independentemente de sua localização, os Círculos de Doação tratam de construir conexões, confiança e compreensão entre as pessoas. Eles reúnem diferentes membros de uma comunidade: seja como “doadores”, como “empreendedores” ou ambos. Nesse sentido, são iniciativas que vão além dos recursos financeiros mobilizados. Na verdade, embora a ideia simples de Círculos de Doação seja construída em torno do ato de doar, em vários casos eles também envolvem um posicionamento político que – implícita ou explicitamente – rejeita o poder da chamada “grande filantropia.”

Autora: Tarisai Jangara

Publicado: Dezembro 2021

Publicado por: GFCF

Download: “Irmã, irmão, ou só alguém que se importa”: Como os Círculos de Doação celebram o poder de doar e resgatar o significado de ser alguém que doa

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments