News

Ultrapassar a barreira linguística: Nova plataforma experimental multilingue cria espaço para o diálogo

01 Dec 2020

Languages available:   English Español Français Português

 

Desde o ano passado, tenho passado bastante tempo a falar com organizações filantrópicas comunitárias e outros actores da sociedade civil em toda a África Ocidental. Estas conversas começaram antes do Simpósio de Caminhos para o Poder de Novembro de 2019 da GFCF, como uma forma de aquecer os participantes do evento, e de procurar contributos adicionais de colegas e aliados que não estariam presentes no evento pessoalmente. Procurávamos explorar como os actores da região se estão a envolver com os seus círculos eleitorais – ou seja, como são os seus esforços para #ShiftThePower na prática – e compreender como poderemos apoiar melhor o crescente campo filantrópico da comunidade na região.

A partir destas conversas – que foram realizadas em francês – algumas coisas tornaram-se óbvias. A primeira foi que os actores na África Ocidental têm fome de se ligarem a profissionais de outras partes do mundo. Isto não é apenas para aprender mais sobre o que está a trabalhar noutros lugares (há lições, dicas e competências que possam ser partilhadas?) mas também para partilhar as suas próprias histórias e conhecimentos, como estes tão frequentemente negligenciados pela filantropia e desenvolvimento. A segunda foi que, embora estivessem interessados em alcançar os seus homólogos, houve um amplo consenso de que a língua é uma barreira, e este impedimento deixou-os a sentir-se isolados.

 

Uma plataforma multilingue

Como resultado destas conversas, e com o apoio da GFCF, desenvolvemos uma plataforma multilingue que – esperamos – irá estimular a discussão escrita e a partilha através de fronteiras e línguas. A característica mais importante? Os participantes podem expressar-se nas suas próprias línguas (existem 16 opções incluindo árabe, francês, português, russo, espanhol, etc.) e graças a uma ferramenta de tradução simultânea, qualquer outro membro da plataforma poderá ler o que está escrito, e responder na sua própria língua.

A plataforma destina-se a qualquer pessoa interessada em filantropia comunitária, localização, #ShiftThePower, etc. Os utilizadores podem submeter novos temas e iniciar novas conversas em torno de temas de interesse para eles. Alguns exemplos de tópicos que já foram introduzidos incluem:

  • COVID-19 e os seus múltiplos efeitos no nosso sector.
  • O trabalho organizado pode fazer a diferença?
  • Estratégias para a promoção dos direitos ambientais.

Está calorosamente convidado a vir e explorar a plataforma! Junte-se à conversa (em qualquer língua que deseje), adoraríamos ouvir de si.

 

Por: John Norton, Development Workshop. Contacte John em john.norton@dwf.org ou visite o fórum multilingue em www.drr2dev.com onde as instruções para aderir estão incluídas em francês, español, inglês ou qualquer uma das outras 13 línguas que são actualmente suportadas.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments